Haru e Natsu
Nós, de origem japonesa estabelecidos no Brasil, provavelmente nunca veríamos alguma produção televisiva sobre o enfincamento de nossas raízes por aqui.
Mas a TV japonesa NHK fez isto. No começo do mês de outubro pudemos assistir uma minissérie de 5 capítulos sobre nossas origens aqui no Brasil. A novela foi uma comemoração dos 80 anos de transmissão da emissora NHK. Aqueles com canal a cabo ou via satélite puderam conferir essa grande produção. (graças a Deus, inventaram o vídeo e a internet - segundo meu cunhado já está disponível para download).
Na verdade, assisti a novela faz algumas semanas, mas ainda estou muito comovida. Por isso, resolvi discorrer sobre esta produção.
O nome da minissérie é Haru to Natsu - Todokanakatta Tegami (trad. Haru e Natsu - As cartas que não lhes foram entregues).
Começa a novela com duas irmãs velhinhas que se reencontram no Japão, Haru e Natsu. Com 7 anos Natsu fora deixada pela família que tentou ganhar dinheiro em terras tupiniquinhas. E Haru, que viera para o Brasil, foi ao encontro de sua irmã mais nova depois de 70 anos de separação. Porém, Natsu rejeita sua irmã alegando que foi abandonada. Depois, descobrem que as cartas que uma havia enviado a outra não chegavam nas mãos das destinatárias...
O cenário da novela se passa em dois lugares, em épocas distintas: No Brasil e no Japão, desde os anos 30, durante o auge da plantação de café, passando pela rendição Japonesa na segunda guerra mundial chegando aos dias de hoje, sem esquecer do boom dos negócios japoneses nos anos 70-80.
É uma minissérie que comove e traz uma certa nostalgia. Estranhas lembranças, fatos hitóricos que, com certeza, quem já morou com Batyans e Jityans contadores de histórias, ou até mesmo com pais imersos em colônias japonesas, já ouvira falar: Os grupos kachigumi ou makegumi do shindorenmei (que já comentei neste blog - vide arquivos de julho de 2004), as trapaças dos fazendeiros de café, a crise dos crisantemos no início da década de 80 e a proibição do idioma japonês no Brasil. Vale a pena assistir com os pais e com os avós. É muito comovente. É muito legal conhecer um pouco da nossa história aqui no Brasil.
O único problema é que provavelmente, ainda não existe uma versão legendada na net. Mas acredito que logo irá aparecer alguns.
para maiores informações acesse site do Jdorama
1 Comments:
Muito legal!
Parece que em Campinas, serão feitas apresentações especiais da novela, que foi gravada na região e teve figurantes locais!
Postar um comentário
<< Home