My Tiny Invisible World

Porque tudo aquilo que você faz nem sempre é tudo aquilo que você vê.

sexta-feira, abril 16, 2004

Hoje inicio...

Este bloguinho.

Como não tenho muito o que escrever, vou escrever sobre um filme muito bacana que vi ontem. Ele se chama Tiros em Columbine. É um filme, díriamos, com cara de documentário, que expõe de uma forma bem clara e irreverente (de um certo modo) a idéia do autor sobre a violência armada americana. Uma questão que o diretor, Michael Moore, coloca à tona a todo momento é: " Quais são os motivos que levam os americanos a serem tão fissurados em armas de fogo e cometer atrocidades absurdas?". Ele caminha em direção a essa resposta, partindo do caso dos dois estudantes que mataram 12 colegas e alguns professores do Columbine High School. Ele passa a investigar os motivos que levaram esses dois adolescentes a cometer tal crime. São várias as hipóteses que são levantadas durante o filme. Mas o mais interessante são as comparações que ele faz com os outros países, onde existem características comuns entre si - das quais todos gostam de fazer referencia quando se trata de violência - e mostra que, mesmo assim, os americanos matam mais com armas de fogo do que os outros paises.

O título original do filme é: Bowling for Columbine. A Tradução em português faz sentido. Mas de um certo lado, achei que perdeu um pouco sentido. Segundo investigações da época, parece que a única evidência que a política tinha em mãos sobre o caso Columbine, era de que os dois rapazes estavam jogando boliche antes de cometer o crime e faziam parte do clube de boliche da escola. Durante o filme, é comentado a razão pela qual os atiradores costumam utilizar pinos de boliche como alvos em seus treinos. ..

É um filme fascinante que prende a atenção do começo ao fim. É instigante a forma que ele aborda essa questão tão delicada e derruba muitos tabus sociais- antropológicos que o povo costuma fazer a estas questões.

Recomendo... 5 estrelas.